domingo, 17 de julho de 2011

A Meu Partido - Pablo Neruda










Me deste a fraternidade para o que não conheço.
Me acrescentaste a força de todos os que vivem.
Me tornaste a dar a pátria como em um nascimento.
Me deste a liberdade que não tem o solitário.
Me ensinaste a acender a bondade, como o fogo.
Me deste a retidão que necessita a árvore.
Me ensinaste a ver a unidade e a diferença dos homens.
Me mostraste como a dor de um ser morreu na vitória de todos.
Me ensinaste a dormir nas camas duras de meus irmãos.
Me fizeste construir sobre a realidade como sobre uma rocha.
Me fizeste adversário do malvado e muro do frenético.
Me fizeste ver a claridade do mundo e a possibilidade da alegria.



postagem: Marcos Dias

quarta-feira, 13 de julho de 2011

UPIS e a Ética na Educação.

Um dos temas debatidos no campo da formação de qualquer profissional é a ética no trabalho.
Lidar com o publico e, no caso uma instituição de ensino, onde existem alunos com várias visões e composições ideológicas diferentes é uma situação no mínimo delicada. Para que essa relação seja a mais clara possível, as instituições têm pré-estabelecido em seus estatutos, códigos, contratos e regulamentos os limites das relações e os procedimentos a serem tomados em caso de quebra das regras ou cláusulas, e as sanções (punições) adequadas aos comportamentos fora do pré-visto ou que desrespeite ou desmereça o próximo. Todo este arcabouço positivista de regras e sanções ajuda a compor a ética dos profissionais e a construir uma relação diplomática entre alunos, professores e os departamentos administrativos da instituição.
O que se registrou no final do 1º semestre de 2011 na UPIS, porém, mais exatamente no departamento de Geografia foi a ausência não só da ética profissional, mas, também da ética moral e dos bons costumes com a quebra de conduta adequada por parte de uma professora ao acusar uma aluna de colar e distribuir a mesma, sem qual quer prova e sem argumentos que fundamentasse a acusação, a professora não perdeu tempo em culpá-la pela pratica e ainda difamou a aluna em outros semestres.
Sendo provado que a aluna estivesse burlando regras, a mesma deveria ser tratada apropriadamente ao caso, e não difamá-la pelo departamento. A aluna rebateu as acusações, afirmando que são falsas e caluniosas a sua pessoa. Pelo que se conhece do caráter de tal aluna, dificilmente incorreria nesta prática. O fato é que essa professora já acumula uma lista quilométrica de queixas e reclamações dos alunos, e o departamento insiste em mantê-la no cargo. Agora os fatos passaram do limite, pois o caso passou para acusações e calunias sem provas a uma colega, companheira. Cobramos do departamento uma posição diante do acontecido.

                                                                                                                                        Geografia Crítica.