Ética na Política
Trechos da palestra de Heloísa Helena sobre ética, confira na íntegra:
Heloísa Helena, frases.
"...o tema ética e política é muito complexo e polêmico, foge da comparação racional dos valores..."
"...Como é que se compõe a política Brasileira? Quais as engrenagens que a movem? As Engrenagens do poder político, econômico e midiático. As engrenagens do processo eleitoral. As engrenagens do funcionamento das instâncias de decisão política e dos espaços de poder. Quando se analisa isso é realmente um processo angustiante...”
“...Temos que nos imaginar, aqui ( no Congresso), em uma passagem, uma experiência, por que se não quem é honesto, militar na política brasileira é quase incompatível...”
“...É como se a política fosse o melhor dos mundos para as excelências delinqüentes. É como se ela fosse o melhor dos mundos para quem olha para as estâncias de decisão política e os espaço de poder como mecanismo para conjugar de todas as formas e modo o verbo ROUBAR...”
“...As elites passam pela política sem introduzir ao menos o mínimo de justiça social e de sensibilidade Humana...”
“...Como a política viabiliza a realidade objetiva justamente para que essa realidade objetiva continue viabilizando a permanência ‘ha’ de eterno, ‘ha’ de infinito desses componentes do estado não democráticos, mas totalitário, que é justamente a corrupção, o nepotismo, a experiência de tratar os cofres públicos como se fossem uma caixinha de objetos pessoais para seus bandos, suas quadrilhas, suas famílias ou para seus espaços específicos...”
“...Quem é que tem dinheiro para financiar campanha? O poder econômico, lógico. O poder econômico ao financiar, por sua vez, já financia aquele que quando lá estiver vai defender os direitos de seu financiador....”
“...A Corrupção isola a maioria da população brasileira de querer participar das instâncias de decisões política e dos espaços de poder. Pois a honestidade neste meio seria quase impossível. Realmente é difícil, pois como é que você estabelece como modalidade preferencial de nado nadar contra a correnteza todos os dias para viabilizar a ética na política, sendo esta a razão de existir da Política....”
“...para a existência da ética na política brasileira não precisaria de nenhuma concepção filosófica, antropológica ou sociológica, diz o Código Penal que tráfico de influência, intermediação de interesses privados, exploração de prestigio, corrupção passiva e ativa da encarceramento, cadeia. Ai agente vive numa sociedade onde o pai de família pobre, a mãe de família pobre, se roubar uma pequena coisa vai ser condenada a uma cela imunda em um presídio desumano. Então imagine o que é que se legitima no imaginário popular?...”