domingo, 24 de fevereiro de 2013

1911 A Revolução


Um Filme interessante, que provavelmente seu professor de GEOGRAFIA ou História pediu para que assistisse, com o objetivo de você entender o processo que monta a base de construção da China Moderna, e dá inicio ao longo processo que desencadeia a Revolução Chinesa de 1949 e funda o Estado chinês tal como conhecemos.
O Objetivo desta postagem é posicionar você historicamente e geograficamente no contexto do filme para que tenha melhor compreensão.
Em primeiro lugar você deve ter em mente que a China passou por dois processos revolucionários em um curto período de tempo. O primeiro foi a Revolução de 1911, que pôs fim a monarquia (império) e fundou a República (1912); o segundo foi em 1949, quando o Partido Comunista, derruba os nacionalistas (lembrando que a república nacionalista foi fundada submissa às potências ocidentais) e constrói a República Popular da China, dirigida pelo Partido Comunista Chinês.
O Filme em questão aborda apenas o primeiro processo revolucionário, que é o de 1911, por isso o nome do filme.



INFORMAÇÕES QUE VOCÊ DEVE SABER PARA COMPREENDER O ENREDO:

  • ·     Nasce no início do século XX o movimento nacionalista chinês, que é contra o atraso do pais em  relação as potencias ocidentais.
  • ·         Sun Yat-sen liderou a Revolução de 1911, depôs o Imperador e fundou a Republica em 1912.
  • ·         Em 1912 nasce o Partido Nacional Chinês, o Koumintang.
  •       Após o fim da Revolução o Koumintang não consegue unificar a China. 

     FATOS QUE SUCEDEM ESSE PERÍODO PÓS REVOLUCIONÁRIO:
     Decepcionada com o Liberalismo, o sentimento nacionalista da população junta-se com o sentimento anti-colonialista fazendo crescer as ideias revolucionárias.
      Em 1921 é fundado o Partido Comunista Chinês, liderado por Mao Tse-tung.
     Em 1925 Sun Yat-sen morre e Chiang Kai-shek assume a liderança do Koumintang. A partir deste momento o Partido Comunista começa a se afastar do Koumintang. Teve inicio, então, uma longa disputa entre nacionalistas e comunistas pelo poder na China.
    A disputa entre os dois partidos culminou na vitória do Partido Comunista em 1949, fundando a Republica Popular da China.
   Derrotados, os membros do Koumintang, liderados por Chang Kai-chek, refugiaram-se na ilha de Formosa/Taiwan.



Marcos Dias
marcosdiasurss@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário